A Escola Estadual Helena Câmara, no bairro Duque de Caxias, em São Leopoldo, vive uma semana marcada por furtos, medo e preocupação entre famílias, alunos e funcionários. Segundo relatos da comunidade escolar, o local já sofreu três invasões em um período de uma semana. O furto mais recente teria acontecido na madrugada desta sexta-feira (26).
Procurada, a direção da Escola disse que os suspeitos levaram alimentos do refeitório, um liquidificador e um micro-ondas utilizados para merendas dos estudantes. Anteriormente, já tinham sido levados fios e disjuntores, e uma cerca foi arrancada para realizar o furto.
De acordo com as informações da comunidade, os criminosos quebraram uma janela do refeitório, causando mais danos na estrutura do local. Durante a ação, os suspeitos teriam cortado fios das câmeras internas e deixado marcas de sangue após se ferirem com vidro quebrado.
Pais relatam medo e insegurança
Um representante do Círculo de Pais e Mestres (CPM), que preferiu não se identificar, conta que a escola tem câmeras internas, mas isso não impediu a ação dos criminosos. “Inclusive tem câmera da Guarda Municipal em frente à escola que pega a entrada deles, mas isso não inibiu a ação”, disse.


Ainda segundo ele, moradores apontam que existe um prédio abandonado próximo à escola que estaria sendo utilizado como esconderijo pelos suspeitos. “A gente pede que as autoridades façam algo e nos ajudem no monitoramento. A comunidade e os alunos estão todos apreensivos, e temos medo de retaliação por estarmos aqui pedindo ajuda”, relatou. Ele afirma que um boletim de ocorrência foi realizado.
Outra mãe também demonstrou insegurança com a situação. “A gente que é mãe fica preocupada com a segurança das crianças durante as aulas.”. O pedido da comunidade é por reforço na segurança e medidas para evitar novas invasões ao local. A Brigada Militar já foi questionada pela reportagem sobre o caso.



