Motoristas que utilizam a Freeway, a BR-101 e a BR-386 já sentem o aumento no bolso a partir desta sexta-feira (26). A tarifa dos pedágios passa de R$ 5,50 para R$ 6,60, um aumento de 20%. A mudança foi aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na semana passada e publicado no Diário Oficial da União na última terça-feira (23).
A última alteração ocorreu em 2023, quando o valor passou de R$ 5,20 para R$ 5,80. No ano seguinte, a concessionária ViaSul precisou reduzir o preço para R$ 5,50 após sofrer um desconto determinado pela ANTT devido ao atraso nas obras de duplicação da BR-386.
Segundo a agência, o novo valor considera a inflação acumulada pelo IPCA desde o último cálculo tarifário. Além disso, como a ViaSul concluiu obras previstas no contrato, recuperou o desconto aplicado em 2024 e ainda recebeu um acréscimo de R$ 0,20 na tarifa.
Mesmo assim, a concessionária ainda poderá sofrer novos descontos no futuro. Isso porque uma duplicação da BR-386, que já deveria estar em andamento, foi adiada e deve começar apenas em 2030.
Outra mudança importante é que a data-base dos reajustes passou a ser agosto. Com isso, um novo aumento poderá ser autorizado já em agosto de 2026, considerando a inflação acumulada nos 12 meses anteriores.
Foto: CCR Via Sul



