A Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini, tradicional instituição de ensino de Novo Hamburgo, está com inscrições abertas para o Ensino de Jovens e Adultos integrado à educação profissional (EJA-TEC). O programa é destinado a pessoas a partir dos 18 anos e permite que os estudantes concluam o ensino médio e obtenham formação profissional como Assistente Administrativo de forma totalmente gratuita, em um período de um ano e meio.
O EJA-TEC foi implantado na escola no segundo semestre de 2025 e atualmente conta com duas turmas em andamento. As matrículas podem ser realizadas pelo site da Secretaria Estadual da Educação até o dia 29 de junho. Já as inscrições feitas diretamente na secretaria da escola seguem abertas até o início das aulas, previsto para o dia 3 de agosto.
As aulas ocorrem quatro noites por semana: segundas, terças, quintas e sextas, das 18h45 às 22h30. A direção da escola destaca que o quadro de professores está completo e que o atendimento aos estudantes é humanizado, levando em consideração a realidade dos alunos. A instituição também oferece laboratórios de ciências e informática para atividades práticas, além de jantar e flexibilização de horários.
“A gente define datas de provas, mas consegue acompanhar em diferentes horários porque sabemos que o dia a dia do trabalhador é corrido”, explica o professor Hermes Cardoso, que ainda ressalta: “o EJA-TEC é uma política de governo, não uma criação nossa, mas a gente busca adaptar a nossa comunidade para atender a todos”.


A Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini está localizada na Rua Marquês de Souza, nº 528, no bairro São José, em Novo Hamburgo. Atualmente, a instituição recebe investimentos superiores a R$ 2 milhões, da Secretaria de Obras do Governo do Rio Grande do Sul, em obras de melhorias estruturais, que incluem reformas em salas de aula, pisos, paredes, telhados e instalações elétricas, além da revitalização das quadras esportivas, preservando a identidade histórica da escola.
Embora as reformas sejam de grande valia, a diretoria ainda aguarda mais recursos para cobrir uma das quadras de esporte da instituição, já que trabalham com alunos diurnos em período integral e ainda atendem os alunos do EJA-TEC a noite.



