A Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo desenvolve ao longo deste ano o Projeto Trajetórias Negras, iniciativa que coloca no centro do currículo escolar a vida e a contribuição de personalidades negras da comunidade hamburguense. O projeto é realizado a partir das Escolas Sementeiras e envolve estudantes, professores e equipes escolares em atividades de pesquisa, reflexão e produção pedagógica.
Nesta edição, as homenageadas são Vó Nair, Maria Emília Mendonça, Margarida Marília da Silva e Raquel da Silva. Em 2025, na primeira edição do projeto, o foco foi o artista Carlão, referência da arte e da cultura de Novo Hamburgo.
Na EMEB Deodoro da Fonseca, uma das escolas participantes, os alunos organizaram o “Chazinho com a Vó Nair” e aprenderam sobre as práticas de cura da homenageada. Gustavo Körscher Alves, de 7 anos, do 2º ano, conta o que ficou da experiência. “Eu aprendi que a Vó Nair foi uma pessoa negra muito importante do município. Ela fazia chá e benzia as pessoas. Nós estudamos os chazinhos que ela fazia e eu adorei.”
Uma das homenageadas desta edição, a professora e cantora Margarida Marília da Silva destacou a importância de ter a trajetória estudada nas escolas. “É muito importante que possamos passar para as novas gerações a cultura afro-brasileira. A partir do momento em que conhecem essa cultura tão diversa, os alunos aprendem a respeitar e a transmitir esse conhecimento para outras gerações.”
A professora Shana Silva, da EMEB Deodoro da Fonseca, aponta que o projeto contribui para o enfrentamento do racismo ao dar visibilidade a histórias que frequentemente permanecem invisibilizadas nos currículos tradicionais.



