Um prédio localizado na Rua dos Garis, 199, na esquina com a Johan Clemens Averbeck, na Vila Diehl (Bairro São José), em Novo Hamburgo, foi interditado pela Defesa Civil nesta segunda-feira (04). A construção possui mais de 20 anos e o poder público alega problemas estruturais.
O local apresenta rachaduras e há risco iminente de desabamento. O proprietário responsabiliza as obras recentes da Prefeitura, que explica ter sido do outro lado da via, não apresentando quaisquer danos ao prédio.
A Defesa Civil salienta que o local deve ser demolido, porém o dono irá contratar de forma particular um segundo engenheiro para elaborar um novo laudo.
Conforme informado, a construção existe no local há mais de 20 anos. Na parte de cima, há um homem morando de aluguel. No andar debaixo, havia uma floricultura. Ambos saíram por conta do risco de desabar.
João Adair Ribas, de 74 anos, é o dono do imóvel. Ele alega que a estrutura começou a ceder recentemente. “Eles vieram aqui e mexeram nos canos. Colocaram areia, aí começou a ceder”, relata João. Ele responsabiliza a Prefeitura pelo ocorrido.
João ainda complementa que a água acumulada da chuva e o trânsito de caminhões pesados pelo local contribuíram para os problemas do prédio.
Por outro lado, o poder público salienta que o serviço em questão foi um conserto de tubulação no outro lado da rua, no nº 181, em fevereiro. “No entanto, é importante destacar que essa intervenção não gerou qualquer impacto no prédio interditado na segunda-feira (4). O protocolo é o 28485/2026”, complementa a Prefeitura.
A Defesa Civil ordenou a demolição o quanto antes, sem prazo definido. João alega que irá contratar um engenheiro particular para um novo laudo, para avaliar uma possível manutenção no local, não sendo necessário a demolição.
Foto da capa: Bruno Schutz/DN