A frequência escolar ganhou um incentivo especial na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Inspirados no tradicional álbum de figurinhas da Copa do Mundo, professores e equipe diretiva criaram o “Álbum da Assiduidade”, uma iniciativa que busca estimular a presença dos estudantes em sala de aula ao longo do ano letivo.
Nossa equipe de reportagem conversou na manhã desta quarta-feira (24) com a diretora da escola, Bruna Lussani, e com os estudantes Pedro Henrique Leal, Isabelli Gandolfi e Gabrielly Rosa, todos com 11 anos, que participam do projeto e acompanham de perto a disputa saudável para completar o álbum.
A dinâmica é simples: a cada mês em que o aluno não registra faltas, ele recebe uma figurinha personalizada para colar no álbum. Além disso, durante eventos e atividades especiais promovidas pela escola ao longo do ano, novas figurinhas exclusivas também podem ser conquistadas.
Segundo a diretora Bruna Lussani, o envolvimento das famílias é fundamental para o sucesso da iniciativa. “A presença dos pais ou responsáveis faz toda a diferença. Quando a família acompanha e incentiva a rotina escolar, o aluno se sente mais motivado a participar das atividades e manter a frequência”, destaca.
O projeto vem despertando o interesse dos estudantes, que encaram a coleção de figurinhas como um desafio divertido. A cada nova conquista, cresce a expectativa para completar o álbum até o final do ano.
E a recompensa promete ser especial. Os alunos que conseguirem preencher todas as páginas do álbum serão premiados com uma sessão de cinema exclusiva, com direito a pipoca e toda a estrutura custeada pela escola.