Exemplo de como a educação pode levar nossos estudantes longe, Luís Gustavo da Silva e Davi Boos de Paula são alunos do 3º ano da Escola Sesi de Ensino Médio Heitor José Müller, de Montenegro, e buscam apoio para representar o Brasil e o RS na World Mathematical Invitational (WMI) 2026, uma das maiores olimpíadas internacionais de matemática do mundo, que acontece em julho, em Tóquio.
Para viabilizar a participação, os estudantes lançaram a campanha “Rumo a Tóquio”, na plataforma Vakinha, e precisam arrecadar R$ 75 mil para custear passagens, hospedagem, inscrições e demais despesas da viagem. Até o momento, cerca de R$ 7 mil já foram arrecadados.
Os jovens embarcam no dia 4 de julho e retornam no dia 15. A competição reúne estudantes de diversos continentes em desafios de alto nível na área da matemática.

Medalha na Tailândia em 2025
A trajetória da dupla na competição internacional não começou agora. Em 2025, Luís representou o Brasil na edição realizada na Tailândia.
Na ocasião, a equipe gaúcha foi a única representante brasileira na World Mathematics Invitational e voltou para casa com duas medalhas de bronze e três prêmios de mérito.
Para a mãe de Luís, Ana Cláudia Moraes, o objetivo vai além do resultado na competição. “A nossa ideia é que mais crianças saibam que fazer OBMEP, participar da Matemática sem Fronteiras, faz diferença. Estudar muda a rota. Além da mensagem dos meninos irem até lá, mostrar que estudar faz a diferença”, afirma.
Ela também destaca o papel dos professores nessa trajetória e lembra que, na edição anterior, a professora Jaqueline Mentz acompanhou os estudantes na viagem internacional.
Agora, a dupla busca contribuições e compartilhamentos, para ajudar os estudantes a representar o Rio Grande do Sul e o Brasil em mais uma das competições acadêmicas mais prestigiadas do mundo.