Moradores do bairro Jardim das Flores, em Campo Bom, convivem há quase um ano com um vazamento de esgoto em uma área verde de responsabilidade do Município. A reportagem do DuduNews esteve na Rua Anecídio Gonçalves, na manhã desta segunda-feira (22), para acompanhar de perto o problema.
No local, moradores denunciaram o avanço da erosão causada pelo rompimento de uma tubulação de esgoto. Segundo os relatos, a situação surgiu em agosto de 2025 e tem se agravado, o que gera preocupação principalmente diante da previsão de novas chuvas intensas para os próximos meses.


A moradora Maria Madalena Winter, de 72 anos, reside ao lado da área e relatou viver com medo constante devido às rachaduras que surgiram em sua residência. Ela teme que o avanço da erosão provoque o desabamento de parte da estrutura de sua casa.
O mesmo receio é compartilhado por seu filho, Moisés Lucas Winter, de 42 anos. Embora não more mais no endereço, ele afirma estar preocupado com a segurança da mãe, que permanece vivendo ao lado do barranco que segue cedendo.
A dona Maria Marzeli Machado, de 57 anos, e o seu Jordânio Richter, de 42 anos, relataram que a água proveniente do vazamento invade suas residências em períodos de chuva. Ambos afirmam temer que as rachaduras já existentes aumentem e comprometam a estrutura das casas, provocando um possível efeito dominó entre os imóveis vizinhos caso ocorra um desmoronamento.
Segundo os moradores, diversos protocolos já foram registrados junto à Prefeitura de Campo Bom desde o ano passado, mas nenhuma solução definitiva foi apresentada.
A Prefeitura de Campo Bom informou que a situação da rede de esgotamento na área mencionada é de conhecimento da equipe técnica e vem sendo acompanhada pelo Município.
“A execução de uma nova rede no mesmo local onde ocorreram problemas anteriormente não resolveria a situação de forma definitiva. Por isso, foi definida uma alternativa técnica com a instalação de novos tubos pela via pública localizada na parte superior da região, buscando maior eficiência no escoamento e mais segurança para a estrutura”, explica a administração municipal.
“Esse serviço já está na programação da Prefeitura para execução. Após a conclusão da nova rede na parte superior, será realizada novamente a revitalização da área, garantindo maior efetividade à obra e uma solução mais adequada para o local. A Prefeitura segue trabalhando para oferecer soluções que atendam às necessidades da comunidade com responsabilidade e qualidade”, conclui o Executivo em nota.