PUBLICIDADE
Comunidade

Esgoto a céu aberto e risco de desmoronamento preocupa moradores há quase um ano em Campo Bom

Moradores do bairro Jardim das Flores, em Campo Bom, convivem há quase um ano com um vazamento de esgoto em uma área verde de responsabilidade do Município. A reportagem do DuduNews esteve na Rua Anecídio Gonçalves, na manhã desta segunda-feira (22), para acompanhar de perto o problema.

No local, moradores denunciaram o avanço da erosão causada pelo rompimento de uma tubulação de esgoto. Segundo os relatos, a situação surgiu em agosto de 2025 e tem se agravado, o que gera preocupação principalmente diante da previsão de novas chuvas intensas para os próximos meses.

A moradora Maria Madalena Winter, de 72 anos, reside ao lado da área e relatou viver com medo constante devido às rachaduras que surgiram em sua residência. Ela teme que o avanço da erosão provoque o desabamento de parte da estrutura de sua casa.

O mesmo receio é compartilhado por seu filho, Moisés Lucas Winter, de 42 anos. Embora não more mais no endereço, ele afirma estar preocupado com a segurança da mãe, que permanece vivendo ao lado do barranco que segue cedendo.

A dona Maria Marzeli Machado, de 57 anos, e o seu Jordânio Richter, de 42 anos, relataram que a água proveniente do vazamento invade suas residências em períodos de chuva. Ambos afirmam temer que as rachaduras já existentes aumentem e comprometam a estrutura das casas, provocando um possível efeito dominó entre os imóveis vizinhos caso ocorra um desmoronamento.

Segundo os moradores, diversos protocolos já foram registrados junto à Prefeitura de Campo Bom desde o ano passado, mas nenhuma solução definitiva foi apresentada.

A Prefeitura de Campo Bom informou que a situação da rede de esgotamento na área mencionada é de conhecimento da equipe técnica e vem sendo acompanhada pelo Município.

“A execução de uma nova rede no mesmo local onde ocorreram problemas anteriormente não resolveria a situação de forma definitiva. Por isso, foi definida uma alternativa técnica com a instalação de novos tubos pela via pública localizada na parte superior da região, buscando maior eficiência no escoamento e mais segurança para a estrutura”, explica a administração municipal.

“Esse serviço já está na programação da Prefeitura para execução. Após a conclusão da nova rede na parte superior, será realizada novamente a revitalização da área, garantindo maior efetividade à obra e uma solução mais adequada para o local. A Prefeitura segue trabalhando para oferecer soluções que atendam às necessidades da comunidade com responsabilidade e qualidade”, conclui o Executivo em nota.

Compartilhe este conteúdo
PUBLICIDADE

Sugira uma pauta

Você tem alguma grande história para dividir conosco? Algum problema? Esse espaço é para sugestões de pauta. Envie aqui em um breve texto e informe o seu contato para a equipe de jornalismo.

Anuncie sua marca

Que tal amplificar o seu negócio e suas vendas? Aqui no DuduNews temos campanhas personalizadas para a sua empresa. Entre em contato conosco e vamos criar uma campanha juntos!