A Prefeitura de Novo Hamburgo informou que manterá o funcionamento normal de todos os serviços públicos municipais na próxima segunda-feira (29), quando a Seleção Brasileira enfrenta o Japão, às 14h, pela segunda fase da Copa. A administração municipal afirma que a medida garante a continuidade dos atendimentos e o cumprimento do calendário letivo. No entanto, a decisão gerou reação contrária do Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo (SindProfNH), que divulgou nota de repúdio.
Segundo a Prefeitura, não haverá alterações no expediente do Centro Administrativo Leopoldo Petry e das demais repartições municipais. As escolas manterão as aulas normalmente, inclusive no turno da tarde, enquanto as unidades de saúde e demais equipamentos públicos seguirão atendendo a população nos horários habituais.

Em nota divulgada nas redes sociais, o SindprofNH afirma: “Consideramos essa medida insensível da administração municipal, que ignora a relevância cultural e social do evento, além de desconsiderar a tradição de flexibilização que historicamente permite a integração da comunidade em momentos de união nacional”.
A entidade também argumenta que a medida impacta negativamente a motivação dos trabalhadores e dificulta a conciliação entre as atividades profissionais e a participação em um momento de mobilização nacional.


Na nota divulgada, o sindicato ainda defende que a manutenção dos serviços públicos e do calendário escolar não deve servir de justificativa para desvalorizar os profissionais da educação. A entidade cobra que a Prefeitura reveja a decisão e adote medidas que, segundo o posicionamento oficial, conciliem as demandas institucionais com a valorização dos trabalhadores e a participação da comunidade em eventos de grande repercussão social.



