Nesta quinta-feira (25), os alunos das escolas de Novo Hamburgo, que participam dos projetos sociais da Liga Hamburguense de Handebol, fizeram um “encontrão” e realizaram um torneio interno para socialização e prática esportiva das alunas. A competição amistosa foi realizada no Ginásio Comunidade Evangélica Martim Lutero (IECLB), na Rua Columbia, bairro Canudos, em Novo Hamburgo.
O projeto social da Liga Hamburguense de Handebol atende cerca de 230 crianças no contraturno escolar de 11 escolas de Novo Hamburgo. O projeto é dividido entre a prática esportiva nas escolas e a equipe de alto rendimento. O time formado pelas meninas que vieram do projeto foi campeão da Copa Sul, em maio, e em menos de dois meses embarcam para Maceió, em Alagoas. A competição irá acontecer do dia 25 ao dia 31 de agosto.

“A gente faz dois movimentos bem interessantes: o social e o de alto rendimento. Levamos elas para competições na Federação Gaúcha e Confederação Brasileira de Handebol”, explica o professor e técnico do projeto, Renato Arena. Ele também ressalta sobre o encontrão realizado entre as escolas: “Essa parte é onde criamos a oportunidade delas conhecerem o esporte, vivenciar uma competição e a partir daí elas escolhem se querem continuar jogando ou querem usar o esporte como uma ferramenta de socialização e integração”.
Além das duas frentes, Lívia Mendonça, de 14 anos, é uma das atletas da equipe de alto rendimento que se destacou na competição e foi chamada para passar por uma fase de testes e treinamentos na Seleção Brasileira de Handebol. Apesar de não estar com as colegas de time, a amiga Evellin Centeno fez questão de mencionar Lívia nas entrevistas e a importância dela para o grupo. “A gente tem uma conexão muito boa, ela é minha dupla, eu sinto falta dela, mas estou muito feliz”, conta Evellin que ainda ressalta a importância da ascensão da colega: “Ela ter conseguido ser convocada para a fase de treinamento é uma porta para a gente, a gente consegue ver que conseguimos chegar”, destaca entusiasmada e orgulhosa Evellin.


Eleita a melhor ponta esquerda da Copa Sul, a aluna do Colégio Príncipe da Paz, de 12 anos, Izabella Matiucci fala em nome da equipe sobre a importância do esporte. “Pra mim, e acredito que para todas também, um sonho, gratidão e uma família”.
Carolina Luiza, de 13 anos aluna da escola Pastor Rodolfo Saenger, em Sapiranga, consegue descrever o amor pelo esporte nas palavras: “Eu dou o meu melhor no handebol e eu acho que todos precisam experimentar esse esporte. É algo maravilhoso e muito bom estar em quadra com as gurias que eu gosto”, conclui Carolina.


As oficinas de handebol são organizadas nas escolas Monteiro Lobato (Bairro São Jorge), Eugênio Nelson Ritzel (Vila Dielh), João Goulart (Bairro Petrópolis), Cecília Meireles (Bairro Operário), Elvira Brandi Grin (Bairro Rondônia), Arnaldo Grin (Bairro Santo Afonso), João Brizolla e Marta Wattenberg (Bairro Canudos), José Bonifácio e Presidente Hermes da Fonseca.
VEJA O VÍDEO REPORTAGEM: https://www.instagram.com/p/DaBzhv3uKw1/
FOTOS: Gabriel Muniz / DN



