Um visitante especial chamou a atenção de um morador de Imbé, no litoral gaúcho, nesta semana. Durante uma caminhada na beira da praia, o morador Valmor José da Silva registrou um lobo-marinho descansando na faixa de areia, aproveitando o sol.
Apesar da cena incomum para muita gente, a presença desses animais no litoral gaúcho não é rara, especialmente durante o inverno. Segundo a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), os lobos-marinhos costumam utilizar as praias do Rio Grande do Sul como ponto de descanso durante períodos de deslocamento.
Nessa época do ano, eles deixam suas colônias reprodutivas no Uruguai e na Argentina e podem permanecer entre dois e três dias fora da água para recuperar energia antes de retornar ao mar.
Por isso, encontrar o animal parado na areia não significa que ele esteja ferido ou precisando de ajuda.
Especialistas reforçam que, em situações como essa, ainstrução é que moradores e turistas admirem de longe e deixem que o visitante siga seu descanso tranquilamente antes de voltar ao mar.
É importante não tocar, não tentar alimentar e acionar os órgãos responsáveis caso exista suspeita de ferimento ou risco ao animal.



