Darci Fernandes não é um torcedor comum. O gaúcho chegou à Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, com uma marca que pouquíssimas pessoas no mundo podem ostentar: é a sua 13ª Copa do Mundo acompanhando a Seleção Brasileira. E, nessas mais de quatro décadas de jornada pelos quatro cantos do planeta, ele teve o privilégio de ver o Brasil ser campeão duas vezes: em 1994, nos próprios Estados Unidos, e em 2002, na Coreia do Sul e no Japão.
A DuduNews conversou com Darci durante a Copa de 2026 e ele não escondeu a emoção: “Me sinto um homem realizado e apaixonado pela vida.”
Uma história que começou nas telas
A relação de Darci com as Copas nasceu da televisão. Ainda jovem, ele assistia às transmissões dos Mundiais de 1974 e 1978 e alimentava um sonho. Bastou decidir e nunca mais parou. Além das 13 Copas do Mundo, o gaúcho acumula 10 Olimpíadas, 10 Jogos Pan-Americanos e 10 Copas América. Uma trajetória que atravessa continentes e gerações.
Lágrimas em 1982, hexa no horizonte
Entre tantas memórias, a Copa de 1982, na Espanha, é a que ainda dói. A eliminação do Brasil para a Itália, num jogo em que a Seleção jogou um futebol que encantou o mundo, foi a única vez que Darci chorou numa Copa. Nem o 7 a 1 diante da Alemanha, em 2014, provocou o mesmo efeito — ele conta que já havia saído do Mineirão antes do quinto gol.
Do outro lado da balança, 1994 segue como a lembrança mais especial. O título conquistado aqui mesmo, nos Estados Unidos, com Romário como protagonista, virou a referência que o faz manter uma ponta de esperança pelo hexa.